sábado, 2 de junho de 2012

O bom de ter um blog é que não se tem patrão. Outro dia, o Wolmer Jardim me cobrou a falta de atualização. Como se não fosse negligência minha, lamentei tanto quanto ele, que daqui uns dias estoura aí com o dele - Ponto Livre, acho que é o nome. (Tomara que tenha se curado dos delírios de ver como forte candidato a prefeito um de jaleco branco - e rosa socialista no peito ... oxalá!) Hoje essa legenda do Rio Grande que atende por Chiquinho Duarte, o Dr. Francisco Duarte Amaral Neto, me comentou sobre o artigo que o ex-deputado Jarbas Lima publicara no Correio do Povo sobre a filha que perdeu há uns 50 dias. Eu, que leio Correio todos os dias, como obrigação herdada (tenho uma parente que em 1986, como fazia quando, criança, aprendera a ler, lia o Correio ao pai - morto em 1952 -, na frente do seu retrato), não tinha lido tal artigo. Vai aí. Perdeu a atualidade? Claro que não.
Acho que Pedaço de Mim, de Chico Buarque, que nunca mais foi o mesmo, é a melodia que cabe.

Perdi minha filha Gisela

Jarbas Lima

Perdi um pedaço de mim e da Jane. Perdemos muito da alegria de viver. A perda da Gisela nos feriu profundamente. Ela era muito especial, doce, meiga, carinhosa, frágil, delicada. Era como uma graça de Deus. Era destas criaturinhas que gostam mesmo dos pais, tinha por natureza continuar criança, ser abraçada, protegida. Era sensível, pequena, uma bonequinha que não perdia a doçura. Era esposa, mas não queria deixar de ser o nenê dos pais. Era mãe dedicada, mas não renunciava o direito de filhinha mimada. Que saudades minha filhinha! Você, Gisela, inverteu a ordem natural da vida, foi-se antes de nós, deixou-nos quando a hora era mais nossa de partir. Não aproveitou a família maravilhosa que constituiu. Você partiu do tempo do convívio de tuas colegas da Creche "Cejuquinha", das crianças que você amava como filhos e elas nunca deixaram de retribuir. Você, minha filhinha, fez e deixou amigos verdadeiros. Eu queria que você viajasse, passeasse, mas você se foi! Dói, boneca, dói muito!
São os filhos, quando Deus nos ajuda, que nos imortalizam, por gerações e pelo tempo. Os filhos são, por natureza, proteção e fortaleza dos pais. Os filhos se ligam a nós pelo respeito e pela doçura. O paraíso dos pais, é natural, vai do berço, à vida adulta dos filhos. Os corações dos pais parecem trocar de corpo. Os filhos perdem os pais.
Gisela, minha filhinha, está doendo muito! Pensei como meu pai que homem não chora. Chorei sim. Estamos, com a tua mãe, chorando muito, a dor e o sofrimento para dentro, profundo, incontrolável. Dor que sufoca. Dor só compreendida por quem padece. Na dor ficamos crianças, nestas horas é bom ter a família, os amigos ao nosso lado. Quem não sofreu, nada sabe. Seus laços são mais estreitos que os da felicidade. Só a dor é real. A dor não dorme. A dor não fala. A dor só se processa no silêncio. Como Arthur de Azevedo, Gisela, minha boneca, quando beijarmos teu túmulo, beijaremos, eu e tua mãe, a nossa própria sepultura. Logo estaremos contigo. Agradecemos ao dr. Telmo Reis o carinho e a competência. A Victória e o Pedro, teus filhos, o André, teu esposo, nos confortamos na tua lembrança.
professor de Direito


Nenhum comentário:

Postar um comentário